canto_sup_direito
barra laranja barra laranja
barra cinzenta
barra cinzenta
  Auscultadores S/ Fios
  AUTO RÁDIOS OEM
  BICICLETAS
  CARBONO (VINIL)
  CHUVENTOS
  DUPLO DIN C/DVD
  FRENTES ADAP. AUTO RADIO
  Imprensa
  INTERIORES/Recondicionamento
  Kit's de Vidros
  Leitor de DVD'S
  Monitores de Tecto
  Monitores Encosto Cabeça
  Reparações
  Sintonizador TV / TDT
  Sistemas de Localização Viaturas
  TV Analógica P/TDT
  Acessórios
  HORÀRIO
  Interfaces P/ Ipod / USB
  Anti-carjacking / Alarmes
  Altifalantes
  Comandos Volante
  Amplificadores
  Antenas Rádio/TV/TDT/GPS
  Ar Condicionado
  Auto Rádios
  Baterias
  Caixa CD'S
  Cartão de Crédito EQUIPOLAR
  Equipamentos náuticos
  Eventos
  Galeria
  GPS Portáteis
  Interfaces Multimédia OEM
  Kit's de XENON / Lampadas
  Kit Mãos Livres / Bluetooth
  Peliculas
  Portfólio (INSTALAÇÔES)
  Sensor Automático de Chuva
  Estofos em pele
  Sensores de estacionamento
  Reprogramações Centralinas
  Sist. Navegação GPS + DVD
  Sub Woofers
  
Pesquisa Avançada
      Produto
CARGA DE AR CONDICIONADO

60.00€ 


Descrição

Como funciona um equipamento de ar condicionado?

Um equipamento de ar condicionado é constituído por um circuito fechado onde circula um gás refrigerante, que através de diversos dispositivos se encarrega de absorver o calor do habitáculo do veículo e expulsá-lo para a atmosfera.
O funcionamento é o seguinte:
O gás é aspirado pelo Compressor (1), que normalmente é accionado pelo motor do veículo através de uma correia. No compressor o gás refrigerante é comprimido, aumentando a sua pressão e temperatura.
A seguir o gás dirige-se ao Condensador (2), que é um permutador de calor, similar ao radiador de refrigeração do motor, onde o gás arrefece e se condensa, o mesmo é dizer que passa do estado gasoso para o líquido, cedendo calor à atmosfera. O Condensador é a peça que se pode ver normalmente instalada na parte frontal do veículo à frente do radiador.
Uma vez condensado, o refrigerante passa através de um Filtro (3), que retém as possíveis partículas humidade do circuito.
Finalmente chega ao Evaporador (4), que é a única parte do equipamento montada dentro do habitáculo. À sua entrada, o gás passa através de um pequeno orifício, sofrendo uma expansão brusca, o que origina que o gás arrefeça até muito abaixo de 0º. Este gás muito frio passa pelo evaporador, que é outro permutador de calor, arrefecendo a ar do habitáculo, absorvendo o seu calor. A seguir o gás dirige-se ao compressor, começando um novo ciclo.

Manutenção do seu equipamento de ar condicionado.

Para manter o equipamento de ar condicionado do seu veículo em perfeitas condições, é muito importante que o faça funcionar de forma habitual ao longo de todo o ano e não unicamente no verão
Desta forma, manterá a lubrificação tanto do compressor como das juntas, evitando possiveis ruídos ou fugas de refrigerante posteriores. Para isso basta que ligue o ar condicionado, durante alguns minutos, uma vez por semana durante todo o ano. Para além disso, não devemos esquecer a sua utilidade para o desembaciamento de vidros no inverno (ver secção Conselhos de utilização).
A maioria dos veículos dispõe de um filtro de ar do habitáculo, que impede que o polén e outras particulas em suspensão no ar, entrem para o interior do veículo. Este filtro deve conservar-se em bom estado, pois a sua saturação reduz o caudal do ar aspirado, o que faz piorar consideravelmente o rendimento frigorifico do seu equipamento.
Como muitos outros elementos do seu veículo, o equipamento de ar condicionado deve ser revisto numa oficina pelo menos uma vez por ano, para comprovação do seu estado geral de funcionamento e substituição, no mínimo, do filtro de habitáculo, o que lhe permitirá manter o seu rendimento e aumentar a sua vida útil.

Nota: O valor indicado refere-se ao carregamento do sistema de AC.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Se pretender algum artigo, este poderá ser enviados à cobrança para território nacional. Para tal envie um email com a sua encomenda para [email protected]

Copyright © 2014 Equipolar Car